segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Lançamento da Pedagogia do Encanto em Aracati - Ce

A “Pedagogia do Encanto”, esteve presente em 27 de setembro de 2009, no salão da Loja Maçônica de Aracati-CE. O evento aconteceu em clima de alegria, canto e encanto. Estiveram presentes: os maçõns Egídio Barreto (Venerável Mestre), Calenoário Batista (Maçõn e meu pai) e demais membros da Maçonaria de Aracati. Também prestigiaram-me a secretária de educação, Ana Maria Albuquerque assim como outros grandes escritores da nossa terra, Dideus Sales e Antero Filho. Além da Professora Maria Nubia Brigido (minha mãe), Cláudia Sena (grande amiga) e Coordenadora da Célula de Transporte Escolar da SEDUC, demais familiares, amigos de infancia, parentes, e crianças, compartilharam com alegria o referido momento. A festa iniciou-se com a apresentação de uma banda composta de crianças estudantes do Curso Ágape de Musica, sob a magia da pequena-grande- vocalista Lara, Filha do Fernando (Caroba) e Kelsilene Barros. 

Em seguida uma dupla de artistas do projeto Zumbi (Aureliano e Neide) da secretaria de educação contribuiram por contagiar a plateia com risos e descontração, por meio de contações de histórias e mais músicas. Procurei enfatizar em minha fala a importancia de se utilizar os contos de fadas na educação de crianças por eles serem constituidos de um conteudo simbolico que permite-nos entrar em contato com as problematicas amocionais e/ou inconscinentes vivenciadas pelas crianças, ajudando-as a resolve-las e assim trazer para o espaço da aprendizagem os conteudos emocionais, contribuindo por educar um Ser em sua complexidade e formar os individuos para serem felizes.

Os contos, semeiam a fé e auto-estima dentro dos pequenos corações. Sementes silenciosas que irão florescer num momento certo e singular de uma vida. As historias encantadas são como uma aprendizagem básica à todos educadores para um novo olhar, que devera surgir entre os que lidam com o universo infantil e que trabalhando o emocional e cognitivo das crianças através dos contos, estarão em pouco tempo, lendo os corações de suas crianças com maior naturalidade, fortalecendo os vinculos tão imprescindiveis entre professor e aluno durante o processo ensino-aprendizagem. A solenidade terminou com uma noite de autografos bastante alegre, movimentada e “Encantada”.