A Pedagogia do Encanto


Era uma vez...



A Pedagogia do Encanto acontece por meio de sessões individuais ou em grupos.  Atuando como um instrumento de cura das feridas emocionais das crianças, jovens e até mesmo pais e educadores. Sua metodologia terapêutica inclui arte, brincadeiras, psicodrama, teatro espontâneo, ludoterapia e outras técnicas. 
A pedagogia do Encanto proporciona a construção de um palco simbólico e terapêutico que busca o reaprender a SER nos diversos cenários e atos da Escola da Vida e na Vida da Escola. Onde a criança ou jovem com Dificuldades de Aprendizagens e/ou Dificuldades Emocionais vai APRENDENDO a apoderar-se de sua verdadeira essência e aceita-la, e reconectando-a com seus sonhos e potencialidades. Um processo que, na verdade, consiste na descoberta de suas "asas". 
O psicanalista Bruno Bettelheim, em seu livro A PSICANÁLISE DOS CONTOS DE FADAS,  expôs toda sua teoria e prática onde utilizava os contos como instrumento terapêutico no atendimento a crianças e adolescentes. Seu legado inspirou e norteou muitas pesquisas e trabalhos na clínica e em instituições.  
O fato é que os contos possuem um conteúdo simbólico carregado de histórias construídas por um inconsciente coletivo que ainda hoje rompe gerações e limites de tempo e espaço permitindo uma conexão que vai além do encantamento até a identificação com personagens.  E nesse processo mágico acontecem as superações, as aprendizagens necessárias à cura, descoberta e inclusão do próprio SER.
O trabalho de Bettelheim, assim como a teoria de Piaget e a psicanálise de Freud,  fundamentam a mais de 10 anos a minha prática profissional como psicopedagoga, psicanalista, educadora e escritora de livros de literatura infantil. Vou voando nas asas do meu sonho e levando o encantamento por cenários que incluem: escolas, grupos de pais, grupo de professores, assessoria de projetos em comunidades e atendimento clínico a crianças e jovens que apresentam dificuldades emocionais e dificuldades de aprendizagem. 
A Pedagogia do Encanto também apresenta uma proposta para os educadores, com vivencias, atividades, jogos e brincadeiras que podem ser utilizados pelos professores  no ambiente educativo da sala de aula, plantando a semente da Aprendizagem Emocional conectada com a Aprendizagem Escolar, criando um espaço mágico onde a leitura de sentimentos acontece por meio da aprendizagem das palavras. Escrevendo, na história de cada um,  o tempo das letras e dos sonhos.












E todos foram "Felizes para sempre..."