sexta-feira, 27 de maio de 2011

A PEDAGOGIA DO ENCANTO PROMOVENDO APRENDIZAGENS NA VIDA DA ESCOLA E NA ESCOLA DA VIDA


A Pedagogia do Encanto agora faz parte do cenário das escolas públicas municipais de Eusébio-CE.




Foi com profunda emoção que compartilhamos aprendizagens, sonhos e encanto...


Nossas florestas interiores com lobos, caçadores, fadas e cores tiveram o espaço e acolhimento merecido neste momento mágico...



Um média de 250 educadores estiveram presentes e participaram afetivamente e efetivamente deste encontro...



Firmando o compromisso de percorrermos juntos um novo caminho que segue por uma ponte que une a Educação e a Psicanálise...


Construindo enfim uma escola onde a subjetividade recebe seu merecido destaque...



Cumprindo a minha missão com alegria e a certeza de estar transmitindo a mensagem que justifica o meu "estar" AQUI.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

A dinamização do acervo dos cantinhos de leitura - Mesa redonda

Participação da mesa redonda "Dinamizando os cantinhos de leitura"






Tâmara (contadora de histórias) Amélia Prudente (Assessora da APDM-CE) e eu - palestra e debate sobre a literatura infantil no palco das aprendizagens

Lançamento do meu novo livro infantil: O inventor de invenções


Eu, minha mãe e minha filha em mais um dia muito especial

Entrevista para o blog da Ruth Tuty


 
Minha amada filha, Géssika, o grande amor da minha vida
Autores da nova coleção PAIC Prosa e Poesia


Recebendo o doce carinho de Sarah, minha sobrinha do coração


Recebendo o prêmio das mãos do sub-secretário de educação do estado, Maurício Hollanda

ESCRITORES ARACATIENSES RECEBEM O PRÊMIO LITERÁRIO PAIC 2010



Alex, Renildo, Saskia e Jucieldo

Durante a solenidade de lançamento de mais uma Coleção Paic Prosa e Poesia, que aconteceu em 22 de marco deste ano, no Hotel Oasis Atlântico, quatro aracatienses receberam o PREMIO LITERARIO PAIC 2010 por terem seus textos aprovados no Concurso Público para Seleção de Textos de Literatura Infantil, no âmbito do Programa Alfabetização na Idade Certa- PAIC. Conforme critérios estabelecidos no mencionado Edital, foram selecionados 24 (vinte e quatro) textos que obtiveram a maior nota final e dentre eles os aracatienses: Alexsandro Monteiro da Silva com o texto “O grilo e a lua”, Jucieldo Diogo de Freitas com o texto “A Linda Amizade de Lica e o Pardal”, Renildo Franco com o texto “A Canção de Rosamelia” e Saskia Brígido com o texto “O inventor de invenções”.

Autores premiados pousando para foto

A solenidade foi marcada também pela presença de varias autoridades do estado como representantes da SEDUC, UNICEF, APDME-CE, Dirigentes de Educação, bem como a Secretaria de Educação Básica do Estado, Izolda Cela e do sub-secretario, Mauricio Holanda, que fizeram entrega do premio aos escritores. O momento foi marcado por imensa alegria compartilhada e desfrutada pelos autores aracatienses por ocasião da premiação e lançamento de seus livros. Pois alem de terem seus textos publicados, seus livros farão parte da Coleção PAIC - Prosa e Poesia, chegando a todas as salas de aula de Educação Infantil e de crianças de 6 e 7 anos de escolas publicas de TODO o Ceara.

Recebendo o prêmio das mãos do sub-secretário de educação básica do estado, Maurício Hollanda

A escritora Saskia Brigido que na ocasião foi prestigiada por familiares, amigos e publico leitor estava muito feliz pelo fato de que o “Inventor de invenções” e seu quinto livro publicado e todos os outros estão fazendo muito sucesso entre as crianças e os educadores. Seus outros títulos são: Pedagogia do Encanto – Os contos de fadas como instrumento de facilitação das aprendizagens (APDMCE), O jardim secreto de Analuz (Ed Littere), Uma fada no mundo da lua (PAIC Prosa e Poesia) e as Férias de Analuz (Ed Littere) recentemente adotado como paradidático do Colégio Christus.

Recebendo o carinho das sobrinhas, Sarah e Ruth



domingo, 24 de abril de 2011

Projeto Outros horizontes na escola - Encontro com grupo de alunos

Realizamos o primeiro encontro com os alunos da Escola Jorge Pereira em 12/11/2010, na quadra de esportes, no turno da manhã, com os estudantes do turno vespertino.

Na ocasião, os alunos vivenciaram uma dinâmica de apresentação de si mesmo, do outro, compartilhando historias de vida, risos e sonhos.



Em seguida, realizamos a apresentação do projeto, enfatizando nosso desejo de estabelecermos uma parceria solida com o grupo de alunos, solicitando destes o compromisso com esta importante causa. Informando ainda que trabalharíamos com eles seus “Projetos de Vida”.

Dando continuidade e sustentabilidade ao nosso discurso, levantamos as expectativas do grupo com relação ao projeto e criamos o espaço onde os estudantes puderam expor seus desejos com relação aos temas que gostariam que fossem trabalhados, bem como as atividades desenvolvidas nos encontros.

As sugestões colhidas foram:

• Esporte: futebol;

• Filmes;

• Músicas: fanks, reague; axé-music;

• Danças;

• Brincadeiras;

• Dinâmicas;

• Atividades artísticas e culturais.



Ao finalizarmos as sugestões para a construção das futuras metodologias, elaboramos em conjunto as “Regras de convivências” a serem adotadas pelos grupos durante os encontros.

Em seguida, cada aluno foi orientado a responder o “Curtegrama”, onde estariam expostos as coisas que eles gostam de fazer e a relação desses desejos com a realidade que os comporta. Identificando, desse modo, suas frustrações e satisfações relacionadas a dinâmica de suas vidas.

Pudemos, desta forma, colhermos muitas informações referentes à singularidade de cada ser que participava do grupo. Porem, foi considerável a semelhança de preferências ou vivencias relacionadas a drogas e violência. Deixando-nos alerta quanto a urgência de uma intervenção de caráter educacional e/ou social e mais ainda convictas da importância do projeto Outros Horizontes na escola como uma esperança de construirmos uma nova historia para aquela comunidade.



Projeto Outros Horizontes na Escola: "Amor e Limite" - Tema do II Encontro com os pais



O segundo encontro de pais aconteceu em 06 de novembro de 2010 no período da manhã de sábado cujo tema foi Amor e Limite.



No primeiro momento, os pais foram convidados a apresentarem-se uns aos outros e em seguida, por meio de uma metodologia precisaram falar um pouco sobre a sua infância e sobre a educação que tiveram, bem como as marcas deixadas por esta em suas trajetórias de vida.


Em seguida, foram convidados assistirem um vídeo onde os tema “Amor e limite” encontrava-se subtendido e ao final deste foi gerada uma discussão seguida de palestra com orientações sobre a educação dos filhos.


O encontro contou com a participação bastante significativa de todos os presentes, ficando certo com todos de que o próximo encontro seria dia 18/11/2010, com um grande encontro entre famílias e professores, consolidando ainda mais o vinculo família-escola.



Projeto Outros Horizontes na Escola - Encontro com grupo de professores



O Segundo encontro com professores da Escola Jorge Pereira, aconteceu em 05 de novembro de 2010 com o objetivo de proporcionar aos educadores, a vivencia e planejamento do Grande encontro de Famílias que realizar-se-ia na escola, efetivando um grande marco na historia do projeto.

Durante o Encontro, os educadores foram conduzidos a vivencia da metodologia que possivelmente aconteceria no encontro de pais e mães, como forma de “cuidar” dos professores e ainda permitir que os mesmos pudessem sentir e opinarem quanto a eficácia do processo do encontro enquanto instrumento de reconstrução de vínculos.

Após a vivencia, os educadores puderam expor o que sentiram e o que pensavam sobre a metodologia vivenciada. Em seguida, todos concordaram em manter a metodologia por perceberem sua eficácia e desse modo construíram juntos o planejamento do Grande Encontro das Famílias, sob a orientação da psicóloga e da psicopedagoga, realizando apenas uma pequena modificação na dinâmica de integração de fechamento.

Projeto Outros Horizontes na Escola: Encontro com o grupo dos alunos - Organização do comitê de mobilização


Realizamos um encontro com um grupo de alunos e alunas em 05/11/2010 com o objetivo de criarmos um “Comitê de Mobilização” de alunos, para garantirmos uma participação efetiva do referido grupo.

Para tanto, iniciamos as explicações relacionadas aos objetivos do projeto, enfatizando a importância da dedicação do comitê em mobilizar o maior numero de alunos possíveis para os encontros que aconteceriam todas as sextas-feiras, onde os alunos participariam no contra turno.

Em seguida realizamos uma vivencia de apresentação e resgate da historia de vida de cada aluno, incentivando o compartilhar de todos.

Aproveitamos o momento para colhermos o máximo de informações possíveis sobre a realidade das crianças e jovens da escola e sua vida na comunidade, seus gostos relacionados a lazer, arte e cultura, para que pudéssemos conhecer melhor o publico alvo e preparamos as metodologias em sintonia com a singularidade desta clientela.

Concluímos o momento com uma roda de integração e o compromisso firmado pelos alunos de trazerem o maior numero possível de amigos e colegas para o encontro da próxima sexta-feira, selando essa parceria tão imprescindível à missão que nos compete nesse projeto.



sábado, 23 de abril de 2011

Visita às famílias - Projeto Outros Horizontes na Escola (Horizonte-Ce)

Ocleciano (diretor), mãe de aluno, Saskia (psicopedagoga) e Rozane (psicóloga)
Por ocasião da preparação para mais um encontro entre a Escola Jorge Pereira (município de Horizonte-ce) e as famílias de seus alunos,  resolvemos mobilizar a comunidade realizando uma visita em todas as casas dos pais e mães que compareceram ao primeiro encontro, no intuito de fortalecer os vínculos que compõe esta parceria Escola-Comunidade e ainda garantir um numero significativo de famílias presentes no segundo encontro.



Realizamos este momento nos períodos manhã e tarde, atuando em conjunto com o  Diretor da escola e um funcionário de apoio para levar-nos com maior rapidez aos endereços das famílias.

 
À medida que chegávamos em cada casa, tentávamos estabelecer um clima de descontração ao mesmo tempo em que recordávamos o encontro anterior e reforçávamos a importância de participar no próximo, fazendo uma ponte de ligação entre o encontro passado e as expectativas e planos ara o próximo.

A receptividade por parte dos pais, na grande maioria, foi excelente. Pois mostravam-se felizes por batermos à porta não para tratar  de problemas referentes  aos seus filhos, mas sim cumprindo o objetivo de nossa missão e desejo que era resgatar e fortalecer os vínculos entre família-comunidade e escola.

 
Apenas algumas poucas famílias receberam-nos com certo receio e pouca abertura ao diálogo, o que torna possível um registro de resistência, por parte desses pais, a nova proposta que nos dispomos, seja por não acreditarem nesta ou simplesmente por não serem habituados a essa nova forma de fazer educação. Ou quem sabe ainda, suas historias de vida e problemas que enfrentam, dentro da comunidade e deles mesmos, viabilizam uma postura de defesa quanto a relações de laços muito estreitos.







Contudo, ao final do dia, ficamos felizes por percebermos  que nossa equipe conseguiu visitar um total de 30 (trinta) famílias e desse modo, cumprimos com sucesso nossa missão de construirmos juntos Outros Horizontes na Escola.

Resolução de conflitos e aprendizagem emocional - Vivência de estratégias de intervenção com professores de Pacujá-Ce



Iniciando a confeção da Caixa Lúdica - Momento de arte, encontro e encanto




Resgatando a criança interior


Aluno Hiperativo - Grupo vivenciando estrategias de intervenção



Professora dramatizando aluna "agressiva" enquanto o grupo vivenciava estratégias de intervenção

Professor dramatizando o aluno hiperativo

Professora dramatizando aluna "problemática"




Professores vivenciando brincadeiras como estratégias de intervenção com alunos com " problemas comportamentais específicos"

Utilizando a caixa lúdica com a criança agressiva  (Vivência)