sábado, 23 de abril de 2011

Visita às famílias - Projeto Outros Horizontes na Escola (Horizonte-Ce)

Ocleciano (diretor), mãe de aluno, Saskia (psicopedagoga) e Rozane (psicóloga)
Por ocasião da preparação para mais um encontro entre a Escola Jorge Pereira (município de Horizonte-ce) e as famílias de seus alunos,  resolvemos mobilizar a comunidade realizando uma visita em todas as casas dos pais e mães que compareceram ao primeiro encontro, no intuito de fortalecer os vínculos que compõe esta parceria Escola-Comunidade e ainda garantir um numero significativo de famílias presentes no segundo encontro.



Realizamos este momento nos períodos manhã e tarde, atuando em conjunto com o  Diretor da escola e um funcionário de apoio para levar-nos com maior rapidez aos endereços das famílias.

 
À medida que chegávamos em cada casa, tentávamos estabelecer um clima de descontração ao mesmo tempo em que recordávamos o encontro anterior e reforçávamos a importância de participar no próximo, fazendo uma ponte de ligação entre o encontro passado e as expectativas e planos ara o próximo.

A receptividade por parte dos pais, na grande maioria, foi excelente. Pois mostravam-se felizes por batermos à porta não para tratar  de problemas referentes  aos seus filhos, mas sim cumprindo o objetivo de nossa missão e desejo que era resgatar e fortalecer os vínculos entre família-comunidade e escola.

 
Apenas algumas poucas famílias receberam-nos com certo receio e pouca abertura ao diálogo, o que torna possível um registro de resistência, por parte desses pais, a nova proposta que nos dispomos, seja por não acreditarem nesta ou simplesmente por não serem habituados a essa nova forma de fazer educação. Ou quem sabe ainda, suas historias de vida e problemas que enfrentam, dentro da comunidade e deles mesmos, viabilizam uma postura de defesa quanto a relações de laços muito estreitos.







Contudo, ao final do dia, ficamos felizes por percebermos  que nossa equipe conseguiu visitar um total de 30 (trinta) famílias e desse modo, cumprimos com sucesso nossa missão de construirmos juntos Outros Horizontes na Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário