domingo, 24 de abril de 2011

Projeto Outros horizontes na escola - Encontro com grupo de alunos

Realizamos o primeiro encontro com os alunos da Escola Jorge Pereira em 12/11/2010, na quadra de esportes, no turno da manhã, com os estudantes do turno vespertino.

Na ocasião, os alunos vivenciaram uma dinâmica de apresentação de si mesmo, do outro, compartilhando historias de vida, risos e sonhos.



Em seguida, realizamos a apresentação do projeto, enfatizando nosso desejo de estabelecermos uma parceria solida com o grupo de alunos, solicitando destes o compromisso com esta importante causa. Informando ainda que trabalharíamos com eles seus “Projetos de Vida”.

Dando continuidade e sustentabilidade ao nosso discurso, levantamos as expectativas do grupo com relação ao projeto e criamos o espaço onde os estudantes puderam expor seus desejos com relação aos temas que gostariam que fossem trabalhados, bem como as atividades desenvolvidas nos encontros.

As sugestões colhidas foram:

• Esporte: futebol;

• Filmes;

• Músicas: fanks, reague; axé-music;

• Danças;

• Brincadeiras;

• Dinâmicas;

• Atividades artísticas e culturais.



Ao finalizarmos as sugestões para a construção das futuras metodologias, elaboramos em conjunto as “Regras de convivências” a serem adotadas pelos grupos durante os encontros.

Em seguida, cada aluno foi orientado a responder o “Curtegrama”, onde estariam expostos as coisas que eles gostam de fazer e a relação desses desejos com a realidade que os comporta. Identificando, desse modo, suas frustrações e satisfações relacionadas a dinâmica de suas vidas.

Pudemos, desta forma, colhermos muitas informações referentes à singularidade de cada ser que participava do grupo. Porem, foi considerável a semelhança de preferências ou vivencias relacionadas a drogas e violência. Deixando-nos alerta quanto a urgência de uma intervenção de caráter educacional e/ou social e mais ainda convictas da importância do projeto Outros Horizontes na escola como uma esperança de construirmos uma nova historia para aquela comunidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário